sexta-feira, 16 de janeiro de 2009










A época natalícia é uma das alturas mais tentadoras de todo o ano. Muitas pessoas vivem autênticas guerras com “dietas”, mas na verdade é quase impossível resistir a estes doces tentadores. Na sua maioria são todos extremamente calóricos, feitos com muito açúcar e gemas de ovos. Muitos deles são fritos como as filhozes, as rabanadas e os sonhos que podem fazer cair por terra qualquer dieta. Quando enfrentados com este panorama, muitos nutricionistas defendem que, não se pode entrar no Natal com um espírito de culpa pelas calorias que ingerimos a mais, este dia deve ser a excepção e não a regra. Para os nutricionistas com o aproximar das festas de fim-de-ano não é a época ideal muito menos a aconselhável para dar início a qualquer dieta. Em declarações à Lusa, Isabel do Carmo, nutricionista admite que "neste período são permitidos quatro dias de "transgressão", a véspera e o dia de Natal, bem como o último e o primeiro dia do ano". Assim, e para que Natal não se torne num dia “trágico” para as calorias, o ideal será tornar esses doces mais saudáveis, bastando para isso alterar alguns ingredientes ou até mesmo diminuir a sua quantidade. Aqui ficam algumas dicas:




  • Use adoçante ao invés de açúcar

  • Diminua as gemas ou substituas por algumas claras

  • Substitua as gorduras das margarinas, óleos e manteigas por margarinas vegetais light ou azeite e diminua a quantidade inicial para metade

  • Nos lacticínios, evite as natas, preferindo o leite, o iogurte e os queijos magros

  • Opte pelas integrais e reduza a quantidade utilizada, ou substitua uma parte dela por fibra moída.

Voltar à página principal

Sem comentários:

Enviar um comentário